quinta-feira, 5 de abril de 2007

PODE ENTRAR, FAFÁ


Alguns amigos chegaram - e ainda chegam - até nós antes pelo visual, depois pelo som. Talvez seja pelo cabelo comprido, alguma remanescência celta, um jeitão essênio, o aspecto “metal”, as etecéteras... Cada vez que vamos juntos ao supermercado fica tipo "o Angra chegou" ou o "vocês são evangélicos?" escrito nos olhares... mas não comecei esse post para falar de nós...
Mpbistas, Metaleiros, "galera digeral", com vocês: Fafá de Belém.

Gigante, entrou a Fafá rodopiando e agitando como se fosse seu primeiro e último show. Um pequeno palco, na FNAC pinheiros, recebeu a energia dessa cantora que veio do norte e trilhou 32 anos de carreira marcando indiscutivelmente a música brasileira. A mulher estava enlouquecida, inspirada, emocionada. Nós ficamos faceiros, afinal quem vai a um show, quer se surpreender. O Vinícius nos disse: “ei, nós vamos ver a Fafá, né?” – ali estava decidido, claro que iríamos.

Ela estava comemorando e lançando seu primeiro DVD. Achei legal, ela já cantou pro Papa e não tinha um DVD. A gravadora EMI levou duas carretas de equipamentos do Rio para Belém do Pará, cento e poucos profissionais, e foi em seu próprio chão que Fafá fez e registrou sua festa.

Ainda não assisti o DVD, e confesso que não tenho muita afinidade com canções apaixonadas, mas claro que estava esperando no pocket show a belíssima "Coração do Agreste" de Moacyr Luz & Aldir Blank.. Não foi dessa vez.
"graças a Deus, faço parte de uma geração de cantoras que se emocionam"

Fafá de Belém entrou agitando, escandalizando, riu muito, chorou muito, enfim... fiquei impressionado com a inteligência dela, espontânea, verdadeira e rápida. Ela é forte mesmo, e nos deixou grandes lições. A experiência artística de conduzir a platéia, responder à platéia, respeitar o público. Ela se conhece... isso fica claro no palco. Cantou coisas tristes, tragédias e dramas amorosos, mas nunca perdeu o brilho no olhar... e rápido se recuperava, fazendo graça, sem se identificar com tais dramas... maturidade profissional. A intensidade, impressionante! O espaço nem comportava tamanha... três excelentes músicos estavam com ela (baixo, bateria e teclados) e, verdadeiramente, ela encheu o espaço ali. Foi, seguramente, o show mais enérgico que já assistimos aqui em Sampa, em um espaço que mais parecia uma sala de reuniões. O som, excelente. Mas ela poderia ter feito um “Pocket” de si mesmo. Que nada, a entrega foi total.

Tenho que agradecer a ela por ter nos recebido em altíssimo astral na base do “...barbaridade tchê!”, e felizmente pudemos agradecer lá, in loco. Estou certo de que aquela “pequena” apresentação nos ensinou muito e também a força que ela nos deu no final, não esqueceremos. Procuramos os três ficar muito atentos, a tudo, às reações internas que tivemos, às dinâmicas, ao ambiente . Não é fácil assistir a um show desses sem idolatria, estar ali livre, apenas observando tudo, todos, e fundamentalmente, a si mesmo.
"Meu Pai costumava dizer que Política, Futebol e Religião não se discute, eu sou uma pessoa de fé, herdei isso do meu Pai e da minha Mãe, acho que se tratando de Fé não existe intermediador entre você e Deus, então a minha relação com a fé é muito profunda, acredito que sem ela nada acontece, não é preciso ir a Igreja todo dia para isso, acho que é uma relação de sinceridade, de humildade e fundamentalmente muito particular." Fafá de Belém, entrevistada pelo portal "gente importante".

Vou encerrar deixando a letra de uma música belíssima que ela cantou acompanhada somente de piano. Cheguei a imaginar ela cantando nossa"anjos imortais", num devaneio ali... A música que me marcou se chama "pode entrar", eu não conhecia. Eu segurei minha onda, os guris eu não sei. Mas a platéia inteira, inclusive o baixista, que há 24 anos acompanha a artista de Belém, foi às lágrimas, tão intensa que fora sua interpretação. Tá bem, eu também chorei, mas foi bem pouquinho. :)


Pode Entrar Walter Queiroz

A casa escancarada, a lua ali
Meu cachorro nunca morde
Meu quintal tem saputi
Tem um roseiral crescendo lindo
Quem for louco ou for poeta
Pode entrar, seja benvindo

Aqui passa o bonde da lapinha
Passa a filha da rainha
Passa um disco voador
Às vezes ele gira, pára e pisca
Como quem quase se arrisca
A parar pra conversar

Mas não me sinto só,
tenho um vizinho
Que é um bêbado velhinho
Que acredita no destino
Ele mora em cima do arvoredo
Ele tem muitos brinquedos
Ele sempre foi menino

Agora se vocês me dão licença
Eu vou ver um passarinho
Que me chama no quintal
Depois eu vou deitar para sonhar
E dançar com a cigana
Que eu perdi no carnaval


Força Fafá, parabéns... valeu!

4 comentários:

Unknown disse...

oi, vou postar aqui o comentário que a minha mãe fez quando o blog através do link que passei no MSN:
"Nossa, os caras são loucos. Muito bom. A linguagem que usam é muito especial e particular dentro da mensagem que pregam. Muito legal. Esses guris vão longe, pois eles tem a mente e o coração abertos. Dá para sentir em cada palavra e em cada gesto. Surpreendente!"

Anônimo disse...

A música da Fafá de Belém fez parte sempre da vida desses guris, ainda na década de 80, as fitas cassetes que eu selecionava para escutar como as favoritas e melhores...lá estavam todas elas...da Fafá. Imagino o prazer q os meus filhos devem ter sntido em presenciar um grande show dessa mulher artista e maravilhosa velha ouvida e querida na nossa casa.
Fafá, que toda essa grande energia perdure muito, e muito ainda possas ser a mais ouvida.

CIA VENENO DO TEATRO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Enfim..., resolvi escrever um pouquinho...
Olha, só para reiterar o que o Rodrigo disse, espero que essa energia e profissionalismo que viram na Fafá esteja sempre com vcs, a alma entregue!!!
A vontade e necessidade absoluta de comunicar... enquanto público, seja qual for é só isso que queremos ver, ouvir e sentir. É inevitável, a exposição será sempre total, mesmo que não queiramos.
Ainda temos grandes artistas, e muitos por vir, a responsabilidade é imensa, mas vale a pena, sempre.
Que tenhamos sempre possibilidade de ver Fafás, Marílias...
Bjo grande pra vcs!
Evoé!!

 
overflow-x:hidden;